SynthAlto 1 (2022) - collaborative patchwork

SynthAlto 1 (2022) - collaborative patchwork electroacoustic composition for viola and fixed audio track

Dedicated to the people of Ukraine

Estreia em Old Town Hall, Gdansk (3 de Março de 2022), com improvisação livre ao vivo por Michał Markiewicz, viola.


"Este projecto iniciou-se em Janeiro / Fevereiro de 2022 como uma experiência do tipo Frankenstein, com o objectivo de montar uma obra musical coerente a partir de contribuições áudio enviadas pelo maior número possível de compositores. A ser apresentado com parte de viola improvisada ao vivo durante o concerto marcado para quinta-feira, 3 de Março de 2022, na Câmara Municipal Velha em Gdansk, Polónia. 

Pedi a numerosos artistas, residentes em todo o mundo, para contribuírem com o seu material áudio, sem qualquer sugestão sobre o que oferecer, que tipo de material, etc. Pedi apenas ficheiros com cerca de 1 minuto de duração. 

Finalmente, recebi 29 contribuições áudio, variando de remendos sintéticos, sons de quase cordas fisicamente modelados, micro peças, miniaturas a gravações acústicas puras, tanto instrumentais como de campo. Em geral, estes sons são preservados na sua forma original, sem qualquer processamento que altere o som (tom, afinação, etc.). Então, como foi feito? A maioria dos sons são misturados, estratificados como um todo, em ficheiros únicos. Para fazer uma melhor mistura com os outros, por vezes altero as curvas de entrada e saída, ou o volume total. Em certos casos, os sons são cortados em fatias, amostras mais pequenas e colocados onde faz sentido musical. Para fazer uma peça coerente e dramática, adoptei métodos de execução e de estratificação baseados em semelhanças e contrastes. 

 E depois... Michał decidiu executar esta peça sem ensaios, ou mesmo ouvir a fita antes do concerto - para ter a mente totalmente aberta e fresca, como uma tabula rasa sónica. Assim, gravei as suas improvisações livres (sem electrónica) durante o ensaio acima mencionado, pedindo-lhe que mostrasse várias técnicas de execução. Depois utilizei esta gravação como fonte áudio, no mesmo estilo das suas 29 contribuições - foi assim que a versão em estúdio foi feita. A versão ao vivo contém exactamente o que Michał tocou durante o concerto, gravação directa de secretária misturada com a electrónica fixa.

Após a brutal e criminosa agressão e guerra de Putin na Ucrânia, o mundo mudou drasticamente... É possível ouvir a secção final da obra e encontrar uma contribuição desoladora de Ostap Manulyak de Lviv. Sons processados de sirenes, portas de bunker e comandos de voz comandam como se comportar durante ataques aéreos. Assim, esta obra internacional e colaborativa é dedicado ao povo da Ucrânia."

- Dariusz Mazurowski


Versão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=NZeEyDi8MEk

Versão em estúdio em: https://youtu.be/J-tfGWTFjHQ






Popular posts from this blog

Solo Pieces // Peças Solo

Acousmatic // Acusmática

Ensemble // Conjunto Instrumental